Você sabia? A BARRINHA DE CEREAL PODE SER INIMIGA DO EMAGRECIMENTO
As barrinhas costumam fazer parte da rotina alimentar de muitas pessoas, mas cuidado! Elas muitas vezes são inimigas do seu emagrecimento.
Encontramos no mercado uma infinidade de barrinhas de cereais diet, light, com cobertura…e cada uma pode ter uma finalidade especifica, como as diets, destinadas ao público portador de diabetes. Deixo aqui a sugestão do texto: Diet ou light o que escolher? Aqui vamos dar ênfase em duas questões:
- Por que barrinha de cereal pode ser inimiga do seu emagrecimento?
- Cuidados a serem observados na escolha da barrinha
Normalmente, as barrinhas de cereais contem alto teor de açúcar. Esse motivo, por si só, já seria suficiente para pensar no consumo desse tipo de produto se você deseja emagrecer. Eu separei duas composições de barrinhas de marcas diferentes. Dá uma olhadinha na quantidade de vezes que aparece o ingrediente açúcar na composição.
Por muitas vezes o nome açúcar aparece disfarçado, como por exemplo essa, que tem como ingrediente principal xarope de glicose. Xarope de glicose é uma solução concentrada de açúcar, que é obtida através do processamento de amidos (um tipo de carboidrato). O mais comumente usado é o amido de milho, mas outros também podem ser usados (amido de arroz, batata, trigo ou cevada).
Ainda podem conter substâncias como a maltodextrina, que são usadas no lugar do açúcar comum para conferir ao produto um paladar ainda mais doce.
Outro motivo negativo a ser observado é a presença de aditivos químicos como corantes e aromatizantes artificiais, que atrapalham o bom funcionamento do organismo.
Citei acima a presença de açúcares e aditivos químicos, pois quem busca por emagrecimento deve dar atenção especial não só ao consumo de açúcar, mas também a aditivos químicos que sobrecarregam o organismo, dificultam o metabolismo e não colaboram para um bom emagrecimento.
Cuidados ao comprar barrinhas de cereais
Caso você desejar consumir barrinhas prontas pesquise, LEIA O RÓTULO, veja com atenção a LISTA DE INGREDIENTES e observe se contêm aditivos químicos, como os conservantes e corantes artificiais. Opte pela barrinha orgânica, sem conservante, que não contém açúcar adicional, apenas o da fruta. De preferência Às que apresentam ingredientes integrais na preparação, como a quinoa, amaranto, chia, castanhas, nozes e frutas secas. A presença de ingredientes integrais contribui para aumentar a quantidade de fibras no alimento. Alimentos com alto teor de fibras ajudam a controlar a fome, causando maior saciedade e favorecendo o bom funcionamento do intestino.
Leia também: Barrinha saudável com cereais, amêndoas e ameixas
Exemplos de ingredientes comumente encontrados nas barrinhas de cereais comercializadas.
Ingredientes: xarope de glicose, cereais (42%) [flocos de cereais (farinhas de arroz, milho, trigo rica com ferro e ácido fólico, cevada e aveia, açúcar, extrato de malte, polidextrose, sal, antiumectante, carbonato de cálcio ins170i e estabilizante fosfato dissódico ins339ii) e aveia], mel (3%), açúcar mascavo, gordura de palma, açúcar invertido, polpa de banana, óleo de milho, antioxidante lecitina de soja ins322, corantes caramelo ins150d e betacaroteno ins160ai e aromatizante.
Ingredientes: aveia em flocos, flocos de trigo, xarope de glicose, flocos de arroz, banana, açúcar invertido, óleo de palma, gordura vegetal, açúcar, farinha de arroz, mel, sal, estabilizante polidextrose, umectantes sorbitol e glicerol, aromatizantes, acidulante ácido cítrico, antioxidantes lecitina de soja e tocoferol e corante natural caroteno. Contém traços de amêndoa, avelã, amendoim, castanha-de-caju e leite.
Entendo como é confuso saber escolher o que comer dentre tantas opções que nos são oferecidas. Conhecer sobre o colocamos para dentro do nosso organismo é essencial, pois nos ajuda a fazer melhores escolhas.
Desejo que este texto tenha contribuído positivamente em sua vida.
Não deixa de compartilhar!
Leia também