SAÚDE E EMAGRECIMENTO: APRENDA COMO ESCOLHER SEU CHOCOLATE
Você sabia que o chocolate certo pode fazer bem para a saúde? Nessa época doce do ano fazer as melhores escolhas pode te ajudar a comer chocolate sem culpa.
Neste texto vou te explicar:
- As diferenças entre os chocolates
- Qual o melhor chocolate para saúde
- Dicas para passar a páscoa sem exageros
O cacau é um alimento que comumente pode fazer parte de uma dieta saudável. É um fruto rico em substancias antioxidantes, minerais, como potássio, zinco, selênio, magnésio, os polifenóis presente no cacau apresenta poder antioxidante, anti-inflamatório e oferece benefícios a saúde humana.
A ciência tem demonstrado que os benefícios do cacau podem ajudar na proteção cardiovascular, diminuir a pressão arterial, melhorar a memória e humor, estimular a produção de substância precursora da serotonina, um neurotransmissor que causa sensação de bem-estar e proteger o organismo contra o envelhecimento precoce.
COMO ESCOLHER SEU CHOCOLATE
Ao entender as diferenças entre os chocolates podemos fazer as melhores escolhas.
Na confecção do chocolate estão entre os ingredientes: sólidos de cacau, manteiga de cacau, assim como outros ingredientes como gorduras e açúcares, leite condensado, leite em pó entre outros.
Diferenças entre os tipos de chocolates
Chocolate ao leite: Apresenta menos de 30% de cacau na sua composição, costuma conter os mesmos ingredientes que o chocolate amargo, porem com menores quantidades de massa de cacau, apresentando maiores quantidades de gordura e açúcar. Contém em torno de 25% de cacau sólido.
Chocolate amargo: Em sua composição, encontra se cacau entre 50% a 100%, quanto maior for porcentagem de cacau menos calórico costuma ser esse tipo de chocolate, porque possui menos açúcar, gordura e leite na composição.
Chocolate branco: Algumas literaturas não consideram o chocolate branco como chocolate, ele é feito à base de manteiga de cacau e outros ingredientes. Não possui benefícios à saúde. É o mais rico em gordura e açúcar.
Chocolate diet: São indicados para quem tem diabetes. O açúcar e gordura presente na composição dos chocolates conferem ao produto cremosidade e sabor. Na versão diet retira-se o açúcar, mas a quantidade de gordura pode ser maior que no chocolate tradicional, para não perder o sabor e textura. Por este motivo o chocolate diet acaba tendo um valor calórico maior que no chocolate normal.
Leia também Diet, light e zero ajudam a emagrecer?
Os benefícios do chocolate estão ligados diretamente com a presença do cacau em sua composição, quanto maior a quantidade de cacau no chocolate maiores serão os benefícios, os chocolates que contem alta concentração de cacau (70% ou mais) são sempre as melhores opções.
Em relação a quantidade indicada para consumo diário, isso não é possível dizer com segurança, pois depende do plano alimentar de cada pessoa, porém a princípio, 30 gramas (cerca de 3 quadradinhos) de chocolate 70% de cacau (ou mais), é o mais recomendado para adultos saudáveis.
Como acabamos de ver, açúcares e gorduras estão entre os principais ingredientes na confecção do chocolate, sendo assim vale lembrar que o consumo excessivo de gorduras e açucares pode trazer prejuízos a saúde digestiva, sobrecarregar o fígado e favorecer o surgimento de doenças como diabetes e pressão alta.
Por isso é importante ficar atento à qualidade e a quantidade consumida ao do chocolate.
Ler os rótulos atentamente é uma boa dica, como no caso dos chocolates diets que podem ter mais calorias do que os normais, pois para manter o sabor e a textura é comum colocar mais gordura no preparo devido a retirada do açúcar da composição do produto. Outra dica é sobre a qualidade do adoçante usado para conferir doçura se possível escolha os que usam adoçantes naturais com estévia, por exemplo.
DICAS PARA PASSAR A PASCOA SEM EXAGEROS
Treine a disciplina e lembre se que muitas vezes colocar alguns limites pode ser apenas um ato de amor, não se esqueça que você vai poder comer os seus chocolates sempre que tiver vontade de verdade, então não precisa comer tudo de uma vez;
Se você é do tipo que não consegue se manter no comando quando tem chocolate a mãos e acabou ganhando chocolates em excesso, doar para amigos ou pessoas carentes é uma estratégia para não se sabotar e comer em exagero.
Comeu um pouco a mais no dia de Páscoa? Isso não significa que você estragou a dieta e colocou tudo a perder, retome os hábitos de vida saudável e siga em frente.
Desejo que esse texto tenha contribuído positivamente
Não deixe de ler e compartilhar!
Leia também
2 passos para emagrecer sem sofrer e manter saúde.
Você sabia? Barrinha de cereal pode ser inimiga do emagrecimento
Benefícios dos probióticos: o que são e para que servem?