Diet, light, zero: ajudam a emagrecer?
Entre tantas opções disponíveis, como escolher entre um produto light, diet ou zero? Entenda a diferenças entre eles e saiba se realmente são bons para emagrecer.
Na tentativa de escolher alimentos menos calóricos e que ajudem a emagrecer, é comum optar por algum produto diet, light ou zero. Mas será que eles realmente são bons para quem deseja emagrecer?
Nesse texto você irá encontrar:
- O que são produtos diet, light e zero
- Qual a diferença entre produtos diet, light e zero
- A verdade sobre produtos diet, light e zero para emagrecer
Com a intenção positiva de conquistar mais saúde ou ajudar a emagrecer, muitas pessoas colocam em seus carrinhos de compra diversos produtos intitulados diet, light e zero, sem se questionar para o que realmente eles servem.
Primeiro vamos entender o que são estes alimentos.
O QUE SÃO PRODUTOS DIET, LIGHT E ZERO
Produtos diet são desenvolvidos para um grupo especifico de pessoas com algum problema de saúde. Por exemplo: os produtos zero açúcar são indicados para diabéticos. O fato de ser zero açúcar não significa ser baixo em calorias. Ao contrário, podem até conter mais calorias do que o produto convencional.
Outros exemplos são: os hipertensos, que buscam por produtos reduzidos em sódio; pessoas com alguma intolerância alimentar, como é o caso dos intolerantes a lactose, que buscam por produtos zero lactose, entre outros grupos específicos.
Os termos diet, light e zero não necessariamente se referem à redução de calorias no produto. Estes são produtos que sofrem alterações em sua composição. Essas alterações podem ser na quantidade de gorduras, carboidratos, sódio, entre outros.
Retirar determinado nutriente de um produto, como o açúcar, não significa que este produto terá uma composição nutricional mais saudável ou apresentará baixa caloria.
Diet, light e zero: qual a diferenças entre eles?
Um alimento para ser caracterizado light precisa ter no mínimo 25% de redução em algum de seus ingredientes em relação ao produto padrão. Podem ser reduzidos em gorduras, açúcares ou sal, por exemplo.
Já o termo diet se aplica a alimentos que retiram totalmente de sua composição um determinado ingrediente, como o açúcar ou sal, independentemente do número de calorias.
Os produtos zero não tem uma definição muito clara, pois eles podem ser zero em açúcar, zero em calorias, zero sódio, entre outros nutrientes. É um produto semelhante ao diet, onde é eliminado totalmente um ou mais nutrientes da composição.
É comum produtos intitulados zero apresentarem redução de calorias, principalmente bebidas com a proposta zero caloria. Mas, em contrapartida, podem conter maiores quantidades de sódio.
Estes produtos costumam incorporar na sua composição diversos aditivos alimentares para melhorar o sabor, textura e consistência do alimento. Ou seja, para tentar imitar ao máximo o produto original.
Será que os alimentos diet e light e zero ajudam a emagrecer?
Listei abaixo 5 motivos do porquê alimentos diet e light e zero não ajudam a emagrecer
- O fato de ser diet não significa necessariamente ser menos calórico, como o caso de muitos chocolates diets que são mais calóricos que os normais. Isso acontece porque ao retirar um determinado ingrediente – no caso o açúcar – faz-se necessário acrescentar outro, como gorduras para manter a textura, o sabor…e assim, acabam sendo até mais calóricos.
- Esses alimentos nos levam a nos “sabotarmos”, isto é, a comer mais, pois sem querer, pensamos: “Ah, tudo bem, afinal, são light ou diet!”
- Alimentos diet e zero açúcar são muitas vezes acrescidos de adoçantes maléficos principalmente para a flora intestinal, e é sabido que a flora intestinal tem papel importante para o emagrecimento e saúde.
- Estes alimentos contêm conservantes, corantes, entre outras substâncias que não agregam saúde ao organismo. Um excesso no consumo de adoçantes artificiais ou produtos com mais gordura pode levar ao ganho de peso e prejuízos na saúde intestinal.
- Esses alimentos na maioria das vezes não garantem a saciedade, levando a pessoa a sentir fome em menos tempo e não agregam os nutrientes necessários para o equilíbrio e um bom emagrecimento.
LEIA TAMBÉM: Você sabia? A barrinha de cereal pode ser inimiga do emagrecimento!
Abro um parágrafo aqui para dizer que essa confusão pode ser um perigo para os diabéticos e hipertensos, que devem ter cautela quanto ao consumo desses produtos, e observar as quantidades de sódio, gorduras e qualidade dos adoçantes presentes. E sempre consumir esses produtos com parcimônia.
Ao comprar algum produto light ou diet, eu recomendo que você leia o rótulo e faça uma comparação da composição com o produto tradicional, para avaliar a diferença e se realmente vale a pena optar por este tipo de produto.
“Os alimentos naturais são a melhor versão de alimentos com poucas calorias. Prefira os alimentos que não vêm com rótulo de light ou diet, como as frutas e os vegetais, que são ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a regular o metabolismo e favorecem o emagrecimento saudável. “
Imagino que você não irá encontrar um abacate com o rótulo de diet ou mesmo castanhas com o rótulo de light. Ou seja, prefira os alimentos minimamente processados ou não processados, que garantem a você maior saciedade, melhor funcionamento intestinal e nutrientes que te ajudam a emagrecer, entre outros inúmeros benefícios para sua saúde e emagrecimento.
Desejo que este texto tenha contribuído positivamente em sua vida.
Não deixa de compartilhar!
Leia também