Blog

Benefícios dos probióticos: o que são e para que servem?

Benefícios dos probióticos:  o que são e para que servem?
14-12-20 | Alimentação

Auxiliar o sistema imunológico, ajudar no emagrecimento, favorecer a beleza da pele, melhorar a saúde e até contribuir com o humor são alguns dos inúmeros benefícios dos probióticos. Eles ajudam a manter o intestino saudável e assim beneficiam todo o organismo.

Os probióticos são microrganismos presentes na microbiota intestinal, com potencial para preservar a saúde. Conhecidos como bactérias do bem, são importantes para manter o intestino saudável.

É crescente o número de estudos que relatam os benefícios dos probióticos para todo o organismo. Cada vez mais a ciência demonstra a relação do consumo de probióticos e a influência em desordens como constipação, dermatite atópica, diabetes tipo II, no sistema imunológico, entre outros.

Nesse texto será abordado:

  • O que são probióticos e sua importância para saúde
  • Benefícios dos probióticos e sua aplicação em desordens na saúde
  • Alimentos que contêm probióticos

O QUE SÃO PROBIÓTICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE

Quando falamos em bactéria, logo vem à memória que ela pode causar infecção e ser nociva para nosso organismo. Mas aqui vamos falar sobre as bactérias do bem. Os probióticos.

O termo probiótico deriva do grego e significa “a favor da vida”. São definidos pela Organização Mundial da Saúde como “microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, proporcionam benefício para a saúde”.

Probióticos são microrganismos que compõem a microbiota intestinal. Eles estão envolvidos na produção de energia, regulação e absorção vitaminas e minerais. Auxiliam na manutenção da barreira intestinal saudável e do bom funcionamento do sistema imunológico.

O desequilíbrio nas proporções desses microrganismos tem impacto negativo para a saúde e bem estar. Esse desequilíbrio é chamado de disbiose intestinal.

Fatores como estresse, consumo em excesso de açúcar, gorduras, alimentos refinados, alimentos ultra processados, baixa ingestão de fibras e uso de antibióticos favorecem o desequilíbrio da microbiota intestinal e esse desequilíbrio pode estar presente em doenças como Doença Inflamatória Intestinal (DII), a síndrome do intestino irritável, obesidade, Diabetes Mellitus tipo II, doenças cardiovasculares, e até em distúrbios psíquicos.

Até aqui já conseguimos perceber o quanto esses hóspedes são bem-vindos em nosso intestino!

BENEFÍCIOS DOS PROBIÓTICOS E SUA APLICAÇÃO PARA SAÚDE

O consumo dos probióticos de maneira adequada e regular ajuda a manter a microbiota intestinal saudável e gera benefícios sistêmicos, ou seja, impacta em toda a saúde do organismo.

Eles atuam na redução da proliferação de bactérias ruins, colaboram com a integridade da parede intestinal para melhor absorção de nutrientes e maior controle da entrada de substâncias indesejáveis.

Ajudam a contornar problemas de saúde, favorecem a diminuição da gordura no fígado, ajudam a reduzir o colesterol ruim, auxiliam na prevenção e controle de infecções urogenitais e candidíase e colaboram com o tratamento e prevenção de alergias.

Ajudam também na função de produzir vitaminas e substâncias benéficas À saúde, aumentam a absorção do cálcio e estimulam o sistema imunológico.

Contribuem para o emagrecimento, ajudam a regular o trânsito intestinal, melhoram a tolerância à lactose e aliviam a constipação.

Atualmente é vasta a quantidade de estudos sobre os benefícios dos probióticos para a saúde. Abaixo são apresentados exemplos de determinadas cepas probióticas com impacto positivo em alguns distúrbios na saúde.

ONDE ENCONTRAR PROBIÓTICOS

Os probióticos podem ser encontrados presentes em alimentos fermentados como iogurte, leite fermentado, missô, tempeh, kombucha e na forma de suplementos alimentares com apresentação em cápsulas, comprimidos e sachês.

Leia também: probiótico, prebiotico e simbiótico: você sabe a diferença entre eles?

Como podemos ver, os probióticos são essenciais para manter a boa saúde digestiva e intestinal, auxiliam no tratamentos de doenças e promovem a saúde.

Embora os suplementos contendo probióticos sejam de venda livre em farmácias e lojas de suplementos, seu consumo deve ser orientado, pois para cada tipo de probiótico, existe indicação, doses específicas e combinações adequadas, que devem ser prescritas por um nutricionista especialista no assunto.

Desejo que esse texto tenha contribuído positivamente.

Não deixe de ler e compartilhar!

Leia também

Compartilhe