Blog

2 PASSOS PARA EMAGRECER SEM SOFRER E MANTER SAÚDE

2 PASSOS PARA EMAGRECER SEM SOFRER E MANTER SAÚDE

Emagrecer sem sofrer e com saúde aumenta a chance de sair do efeito sanfona.  Conseguir manter uma alimentação que favorece o emagrecimento e aderir um estilo de vida saudável ajuda a manter o peso magro.

Nesse texto vamos explicar 2 passos fundamentais para emagrecer sem sofre e manter saúde.

Quando o assunto é emagrecimento logo pensamos:

Para emagrecer é necessário COMER MENOS DO QUE SE GASTA”

Respeitar essa lei da termodinâmica é fundamental pois se comermos a mais do que gastamos automaticamente isso vai para o estoque na forma de gordura.

Mas ai entra a pergunta:

Como comer menos do que eu gasto sem passar fome?

E para responder essa pergunta vamos entender o porquê a qualidade da alimentação é tão importe.

 ENTENDA COMO A QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO AJUDA EMAGRECER

Uma alimentação menos calórica não significa necessariamente uma alimentação com pouca quantidade.

Quando colocamos o foco na qualidade da alimentação temos então uma alimentação que nos garante mais saciedade ou seja sentimos menos fome, e por ser rica em nutrientes ajuda o metabolismo a funcionar a favor do emagrecimento.

Escolher alimentos altamente nutritivos, ricos em vitaminas, minerais e fibras como o grupo das verduras, legumes e frutas aumentam a saciedade, ajudam o intestino a funcionar melhor, colaborando para diminuir o inchaço na barriga e ainda podem auxiliar na retenção de líquidos, incluindo na alimentação alimentos com propriedades diuréticas. Pepino, salsa, acelga, melancia, abacaxi são exemplos de alimentos ricos em muitas vitaminas e minerais e ainda com propriedades diuréticas.

Leia também:  NUTRIENTES QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMBATER A PELE FLÁCIDA

Ainda falando em qualidade não podemos esquecer do grupo das proteínas muitíssimo importante para sustentar massa magra. As proteínas também requerem mais energia para serem digeridas e oferecem saciedade esses entre outros fatores fazem das proteínas um nutriente importante para o emagrecimento.

Incluir na alimentação o consumo regular e adequado de proteínas magras como os ovos, carnes magras e peixes podem beneficiar o emagrecimento.

O grupo das gorduras é outro que devemos dar atenção, evitar o consumo de gorduras inflamatórias como as gorduras provenientes de margarinas, evitar o excesso de gorduras saturadas e incluir na alimentação de forma moderada as gorduras boas do azeite de oliva, do óleo de linhaça, abacate e castanhas.

 ESCOLHA O CARBOIDRATO CERTO

O carboidrato é um nutriente que tem como principal função fornecer energia, o carboidrato está presente em muitos alimentos e alguns alimentos por conter em sua composição muito mais carboidrato que outro nutriente, são considerados alimentos fonte de carboidrato.

Existem vários tipos de carboidratos que são classificados de acordo com a quantidade de átomos de carbono em suas moléculas, nesse texto não falarei da parte química dos carboidratos.

Esses vários tipos de carboidratos estão presentes em muitos alimentos como nas frutas, mel, leite e seus derivados, arroz, batata, milho, trigo. Então muitos alimentos contem carboidrato uns em menor quantidade e outros em maior quantidade.

Posso citar aqui apenas de maneira didática dois grupos de alimentos fontes de carboidrato.

Um são os alimentos naturais naturalmente ricos em carboidratos como mandioca, batata, inhame, arroz, mandioquinha, trigo sarraceno, aveia, mel, frutas doces. Que além de conter carboidrato também oferecem vitaminas minerais e fibras.

E outro é o grupo de alimentos que são derivados desses carboidratos naturais como: pães, bolos, biscoitos, macarrão, doces que são alimentos processados ou ultraprocessados, são produtos  muitas vezes derivados da associação de mais de um carboidrato juntos em um único produto por exemplo farinha de trigo refinada  com açúcar branco refinado com frutose (que é o açúcar concentrado das frutas) , resultando em um produto riquíssimo em carboidrato e baixo em vitaminas, minerais e fibras e ainda acrescidos de substancias artificiais como corantes e conservantes.

Tomando como base a explicação acima podemos resumir:

Quando escolhemos comer carboidratos de fontes naturais, estamos consumindo junto vitaminas, minerais e fibras, antioxidantes como no caso da batata doce roxa rica beta-caroteno e antocianinas outro exemplo é o inhame rico em vitaminas do complexo B, E, C eles    ainda fornecem fibras e muitos outros nutrientes que colaboram para o emagrecimento.

Mas mesmo optando pelos alimentos naturais fonte de carboidrato, consuma com moderação, as quantidades são muito individuais e variam de acordo com fatores como idade, sexo, metabolismo, gasto energético entre outros.

Até aqui entendemos que para emagrecer precisamos comer menos do que gastamos, e que para comer menos e não passar fome devemos escolher colocar em nossa alimentação diária as verduras, legumes e frutas. Evitar os carboidratos refinados e ultraprocessados e gorduras ruins, e incluir proteínas magras.

Agora com essa base vamos seguir para o segundo passo que irá ajudar a emagrecer sem sofrer e com saúde.

São incontestáveis e inúmeros os benéficos da atividade física para o emagrecimento e saúde.

Aqui quero citar:

3 GRANDES BENÉFICOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA EMAGRECIMENTO

  • Aumenta o gasto energético
  • Aumenta metabolismo basal
  • Ajuda controlar a ansiedade

Em conjunto esses 3 benefícios da atividade física ajudam a emagrecer pois uma vez que aumentamos o gasto calórico e controlamos o que comemos temos a oportunidade de acelerar o emagrecimento.

Manter a massa magra no processo de emagrecimento é importante pois ela está diretamente ligada com a taxa de metabolismo basal, assim quanto mais massa magra maior a taxa de metabolismo basal e com isso maior o gasto energético mesmo quando se está em repouso.

Ajuda a controlar a ansiedade pois libera substancias de prazer e bem estar evitando que se busque bem estar e prazer nos alimentos como forma de conforto.

Procure uma atividade física que você pratique com prazer, existem inúmeras opções dança, natação, pilates, yoga, lutas, atividades ao ar livre como bicicleta, caminhada e corrida, musculação entre outras.

Mas lembre-se que a atividade física deve ser liberada pelo seu médico e realizada com orientação de profissional de educação física.

Esses dois passos simples e poderosos (passo 1 qualidade da alimentação e passo 2 atividade física) quando colocados em pratica ajudam a emagrecer sem sofrer e com saúde pois fazem parte de um estilo de vida que promove saúde e ajuda a manter o corpo magro.

Desejo que esse texto tenha contribuído positivamente

Não deixe de ler e compartilhar!

Leia também

Diet, light zero ajudam a emagrecer?

Você sabia? Barrinha de cereal pode ser inimiga do emagrecimento

Benefícios dos probióticos:  o que são e para que servem?

Compartilhe